Buscar
  • Chef Alibabá

História do Arroz


O arroz é considerado pela Organização Mundial de Alimentação e Agricultura (FAO) como um dos alimentos mais importantes para a nutrição humana. Ele tem um papel fundamental não apenas na luta contra a fome, mas também para a geração de emprego e renda a milhões de pessoas.


Você já se perguntou da onde veio o arroz?

Os historiadores e cientistas dizem que o sudeste da Ásia é o local da origem do arroz .

O arroz foi o principal alimento e a primeira planta cultivada na Ásia.


As mais antigas referências ao arroz são encontras na literatura chinesa, há cerca de 5.000 anos. Certas diferenças entre as formas de arroz cultivadas na índia e sua classificação em grupos foram mencionadas cerca de 1.000 a.c.

Segundo estudos de autores brasileiros, o desenvolvimento do arroz no Brasil teria ocorrido de forma espontânea, embora o País tenha sido o primeiro a cultivar o cereal no continente americano. Logo após o descobrimento do Brasil, Pedro Álvares Cabral teria retornado a Portugal com feixes de arroz colhidos no território brasileiro, chamados na época pelos tupis de “abatituaupé” ou “milho d´água”. Em meados do século XVI, os colonizadores portugueses passaram a cultivar arroz em terras secas brasileiras, ocupando áreas no Maranhão (1745), em Pernambuco (1750), no Pará (1772) e na Bahia (1857).


No Brasil, o cultivo de arroz assumiu uma importância social, econômica e política desde os tempos coloniais, pois era utilizado para a subsistência de colonizadores e escravos. Em 1766, a Coroa Portuguesa autorizou a instalação da primeira descascadora de arroz no País, no Rio de Janeiro, que estava isenta de impostos. Mais adiante, em 1781, os portugueses decidiram proibir a importação de arroz brasileiro, de modo a proteger sua produção local. Ao ser introduzido na alimentação do exército, favoreceu também seu cultivo em diferentes regiões do Brasil, embora em volumes limitados.


Somente a partir de 1808, com a abertura dos portos brasileiros por Dom João VI, é que o Brasil passou a receber maiores quantidades de arroz, contribuindo para modificar os hábitos alimentares da população da época. Ao longo dos anos a produção brasileira de arroz foi crescendo para atender as necessidades do público consumidor, de modo a reduzir sua dependência na importação.


Assista um vídeo sobre a Origem do Arroz:


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Informações

R. Caetano Ruggieri, 699 - Itu/SP  

CEP: 13.311-440
Fone: 11 4013.7700

E-mail: sac@alibaba.com.br

Clique aqui e siga nossas redes sociais

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Alibabá Alimentos 2021 - Todos os direitos reservados

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone LinkedIn